Pular para o conteúdo principal

A influencia do narguile

Existem evidências históricas de narguiles na Pérsia (atual Irã) e na Mesopotâmia (região entre os Rios Tigre e Eufrates - atual Iraque). Uma das versões é a de que teria sido inventado na Índia do século 17, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça.

Numa tabacaria narguile em São Paulo, embora também seja possível encontrar fumos não-aromatizados, estes progressivamente perderam espaço para os aromatizados, que hoje são muito mais populares. Os aromas são bastante variados, encontram-se de frutas (como pêssego, maçã verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola. Existem diversos tamanhos de arguile e os preços variam de R$70 a R$100.


O narguilé no Brasil

No Brasil, o arguile foi trazido por alguns imigrantes europeus e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e em outros países que falam inglês), narguilê, narguila, nakla etc.

É formado pelas seguintes peças: mangueira, por onde se aspira a fumaça; abafador, artefato em metal (muitas vezes descartados), geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando consumo rápido do carvão e corpo, que é uma peça cilíndrica que sustenta fornilho e conecta-se à base.

Saiba mais informações ao clicar aqui.

Comentários